Quando se trata da criação e desenvolvimento de websites, existem muito fatores que podem influenciar negativa e positivamente o desempenho final do projeto, ou seja, os resultados que ele irá gerar após ser entregue. Medir o desempenho do seu site e analisar as métricas dele corretamente talvez seja um dos maiores obstáculos de quem é autônomo ou não pode contratar um profissional de Marketing Digital, que é a realidade da maioria dos brasileiros.
Existem diferentes ferramentas que podem ser utilizadas para medir métricas e números gerados a partir do seu site, mas sem dúvidas, a principal e mais importante delas é o Google Analytics. Sistema gratuito e que contém diversos dados muito importantes sobre o tráfego de um website, talvez o Analytics seja também uma das mais desafiadoras ferramentas para quem faz tudo sozinho, justamente pela quantidade de informações disponibilizadas.
O que é e como funciona o Analytics?
Como já dissemos em artigos anteriores, a Google é a empresa mais valiosa do mundo e um dos motivos para isso é o fato de visar o constante melhoramento (ou otimização) da experiência do usuário de internet. Um dos fatores que contribuem para isso são as ferramentas que disponibiliza para análise e melhora de desempenho de sites, visando sempre encurtar o caminho entre a necessidade e a solução do que cada indivíduo que navega busca.
O Analytics é uma ferramenta de análise, assim como diz o nome, através de um número identificador que você coloca dentro do código fonte do seu site, ele consegue mensurar inúmeras informações sobre cada usuário que passa por ele. A notícia boa para quem não sabe mexer com programação ou tem dificuldades para configurar este tipo de ferramenta, é que a maioria das plataformas de criação ou hospedagem de sites já possui uma seção específica onde você pode inserir o identificador gerado no Analytics, facilitando o acesso às informações em apenas 24h.
Algumas das informações mais importantes disponibilizadas dentro do Analytics são:
- Número de visitas mensais;
- Número de usuários únicos (que entraram uma vez ou mais no seu site);
- Quanto tempo médio cada usuário passa dentro do seu site;
- Taxa de rejeição (sairam pela mesma página que entraram, sem nenhuma interação);
- Taxa de conversão;
- Informações demográficas (idade, sexo, etc);
- Informações geográficas (cidade, estado, país, etc);
- Dispositivo (celular, desktop, notebook, tablet);
- Fontes de tráfego (anúncios, Facebook, Instagram, Google, direto);
- Palavras-Chave utilizadas;
- Comportamento do usuário dentro do seu site;
- Páginas mais acessadas;
- Páginas de saída;
Enfim, são muitas as informações disponíveis no Analytics, mas de nada servem se você não souber utilizá-las a seu favor.
Como configurar o seu Analytics
Sendo uma ferramenta do Google, o pré-requisito básico para ter acesso ao Google Analytics é possuir uma conta do GMAIL, e o segundo, obviamente, é possuir um site.
Tudo certo com os dois? Clique aqui e crie a sua conta do Analytics.
O Analytics também foi otimizado ao longo dos anos e você pode utilizar ele para conseguir métricas de tráfego não só de websites, mas de aplicativos mobile também. Além disso, as informações necessárias para criar sua conta são básicas, como: domínio, fuso horário, nome da sua conta e url, além de ser necessário aceitar os Termos de Serviços do Google Analytics.
Feito isso é só copiar o ID de acompanhamento gerado e colocar dentro do seu site, seja através da plataforma onde ele foi criado ou seguindo os passos para adicionar o código Javascript dentro dele. O código possui 9 números e começa com UI, como o exemplo abaixo.
Depois disso é só esperar 24 horas e pronto! Os dados sobre o tráfego do seu site já estarão disponíveis para você dentro da sua conta do Analytics.
Lembrando que se você ficar com dúvidas sobre onde colocar o código, pode entrar em contato direto com a plataforma onde o seu site está hospedado.
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